Fonte: G1
Número de casos foi 85% maior este ano do que em janeiro de 2012.Aumento pode refletir nos valores dos fretes pagos pelos consumidores.
O número de roubos de caminhões na região de Jundiaí (SP) cresceu 85% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, 55 casos foram registrados na cidade só em 2012.
Segundo o Departamento de Polícia Judiciária, 23% dos roubos de cargas e de caminhões em todo o país acontecem nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes – muito procuradas para instalação de empresas de transporte e logística, já que estão entre as principais vias de ligação à capital.
Esse fator faz com que os preços dos seguros aumentem. De acordo com Sílvio Gebram, dono de uma corretora de seguros, a região é uma das mais caras para a contratação do serviço, como mostra a Reportagem do Tem Notícias.
De acordo com ele, uma das alternativas para tornar o seguro mais barato é o investimento das transportadoras em escoltas armadas, rastreadores e outras tecnologias que diminuam os riscos de assaltos.
Porém, para a Associação Brasileira de Empresas e Profissionais da Logística, a contratação desses serviços faria com que os custos ficassem ainda mais altos e parte dos valores teria que ser repassada aos consumidores.