Uniseg SegurosUniseg SegurosUniseg SegurosUniseg Seguros
  • Home
  • Produtos e Serviços
  • Sobre Nós
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Cotação Online

Governo quer assinar contrato do trem-bala até fevereiro de 2014

14 de junho de 2013admin

O governo não alterou o cronograma de concessão do trem de alta velocidade, previsto para ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. De acordo com o sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), divulgado nesta segunda-feira, o prazo de entrega de propostas permanece em 13 de agosto, com a realização do leilão em 19 de setembro.

A previsão do governo é de que a concessionária esteja devidamente contratada até 27 de fevereiro de 2014. O trem-bala, com seus 511 km de trilhos, já teve seu leilão adiado em três ocasiões. O governo estima que o projeto tem custo de R$ 33,2 bilhões, mas o mercado calcula que o preço chega aos R$ 50 bilhões.

Nas últimas semanas, empresários e governantes de diversos países tiveram contato com o governo, na expectativa de compreender o modelo de negócios proposto pelo governo. Espanha, França e Japão estão entre os principais interessados.

Neste ano, o governo vai contratar o consórcio que fornecerá a tecnologia do trem, além da montagem da superestrutura, operação e manutenção do sistema. Para o ano que vem, está prevista a contratação da infraestrutura do projeto, com a concessão do direito de exploração comercial das estações.

Ferrovia Norte-Sul

Apesar do atraso crônico que toma conta das obras da ferrovia Norte-Sul, empreendimento que está sob responsabilidade da estatal Valec, o governo pretende entregar a conclusão do trecho de 681 km da ferrovia entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP) até junho de 2014.

O cronograma, que consta do balanço do PAC 2, depende da aquisição de trilhos pela Valec. A estatal quer relicitar a compra do insumo, por conta de problemas verificados pelo Tribunal de Contas da União em duas licitações feitas no início do ano. A conclusão da Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) está prevista para o fim deste ano.

A ferrovia, porém, tem graves problemas técnicos em obras já realizadas, o que pode comprometer sua efetiva operação. A Valec está realizando uma auditoria em cada trecho para verificar os problemas. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em execução na Bahia, tem previsão de ser concluída até dezembro de 2014, entre Ilhéus e Caetité, em seu traçado de 1.022 km.

Fonte: Valor Econômico

Tags: 2014, ferrovia, governo, norte-sul, trem bala, valec
Postagem Anterior Suposta irregularidade no programa Minha Casa, Minha Vida é tema de debate Próxima Postagem Número de consorciados da Porto Seguro cresce no primeiro trimestre

Artigos relacionados

Lei Seca reduz mortes, mas não inibe acidente que mais mata nas rodovias

17 de abril de 2013admin

Sem ferrovia, Santos pressionará Rodoanel

31 de maio de 2013admin

Estados em obras

8 de abril de 2013admin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2016. Todos os direitos reservados
Rua do Rosário, 1842 - CEP: 13400-186 - (19) 3433.3470
Posting....