A cratera aberta em 2007, durante a obra da linha 4 do metrô de São Paulo, causou fatalidades e sérios atrasos na conclusão da estação Pinheiros. O acidente foi reconhecido por especialistas como um dos maiores sinistros de riscos de engenharia no Brasil. Esse é um mercado em forte expansão no país para seguradoras, devido principalmente às grandes obras de infraestrutura executadas para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas de 2016. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), a crescente demanda movimentou R$ 458,3 milhões em 2010 e R$ 877,8 milhões em 2011, registrando um aumento de 48%.
Atualmente, bancos e empresas financeiras exigem que construtoras contratem um o seguro de riscos de engenharia para liberar empréstimos, o que por si só já aumenta consideravelmente a procura pelo produto. A Liberty International Underwriters (LIU), divisão de riscos especiais da Liberty Seguros, realiza uma minuciosa analise de riscos tanto durante o processo de contratação deste seguro, impactando diretamente no preço, quanto durante a execução da obra com o propósito de minimizar a probabilidade de acidentes e consequentemente os impactos negativos no prazo e custo da obra.
O Seguro de Riscos de Engenharia garante a indenização dos prejuízos ocorridos durante as obras civis em construção como rodovias, portos, aeroportos, túneis, pontes e indústrias em geral, por meio da contratação de coberturas básicas e acessórias. E para instalação e montagem: garante a indenização dos prejuízos ocorridos durante a fase de montagem e instalação de máquinas e equipamentos, tais como turbinas, geradores, caldeiras, etc. E as coberturas acessórias: despesas extraordinárias; tumultos; testes de equipamentos; riscos do fabricante (aos bens em montagem); erros de projeto (em obras civis em construção), entre outras.
“Este é um seguro que chamamos de ‘All Risks’, ou seja, cobre qualquer dano até mesmo decorrente de um erro de projeto/execução incluindo todas as despesas relacionadas a esta perda. A amplitude das coberturas contratadas neste seguro permite que a obra ou montagem de um equipamento estejam completamente protegidas durante a sua execução e até mesmo após a sua entrega definitiva, através da cobertura de manutenção. Possui também a opção de cobertura para danos financeiros relacionados aos lucros esperados. Este seguro se destaca justamente por essa amplitude de coberturas devido à alta exposição a danos de causa externa (natureza) como danos de causa interna (tecnologia / falha humana)”, informa André Guidetti, superintendente de Riscos de Engenharia da LIU, divisão de Riscos Especiais da Liberty.