Ideia é avaliar o conforto do público em relação às vibrações, além de medir a segurança estrutural
As novas arquibancadas da Arena Corinthians, palco de abertura da Copa 2014, passarão por um teste de vibração na próxima sexta-feira (3), às 11h. A ideia é avaliar o conforto do público em relação às vibrações, além de medir a segurança estrutural da arena corintiana.
O processo será comandado pela Ieme Brasil, contratada pela Odebrecht, construtora responsável pelas obras do estádio. A empresa utilizará um equipamento responsável pela simulação da movimentação dos torcedores.
O mesmo teste foi realizado no Morumbi, no final de 2010, durante o clássico São Paulo e Corinthians. Na ocasião, o pico de vibração foi de 455 mm/s², índice considerado adequado. O limite, segundo a Ieme, é de 550 mm/s². Nesse caso, a vibração da torcida se torna desagradável. Estádios como Pacaembu, Palestra Itália, Canindé, Engenhão, Maracanã e Olímpico também já foram testados.
De acordo com Marco Juliani, engenheiro da Ieme, os testes dinâmicos são fundamentais para atestar a segurança do estádio, pois eles indicam se as arquibancadas estão prontas para receber os torcedores.
A Arena Corinthians já tem a sua superestrutura concluída. Com 70% de execução, os trabalhos estão concentrados na instalação dos módulos da cobertura, na fachada do estádio, no futuro gramado e nos acabamentos internos.
A entrega da arena está prevista para dezembro deste ano. Além da partida inaugural do Mundial, no dia 12 de junho de 2014, mais cinco confrontos serão disputados no local.
Fonte: Portal 2014