Fonte: FenaPrevi
Esta é uma das conclusões do relatório O futuro da aposentadoria – Uma nova realidade, divulgado pelo HSBC
O HSBC acaba de divulgar o resultado da pesquisa “O futuro da aposentadoria – Uma nova realidade”, onde entrevistou, entre julho e agosto de 2012, mais de 15 mil pessoas no mundo, sendo mais de mil no Brasil.
O objetivo foi tentar identificar o que as pessoas esperam de suas aposentadorias, como pretender pagar por suas aspirações, o que mais temem e como se planejam para esse momento da vida.
De acordo com o relatório Brasil, 59% dos brasileiros acham que seus planejamentos financeiros são inadequados para uma aposentadoria confortável, sendo que 19% não se preparam de forma alguma.
Entre os entrevistados, apenas 38% são poupadores regulares, sendo que 49% preferem guardar dinheiro para viajar nas férias, contra 43% que preferem juntar para a aposentadoria.
Outro fator preocupante apontado pela pesquisa é que, apesar de a expectativa dos brasileiros ser de viver por mais 23 anos depois da aposentadoria, as reservas financeiras dos poupadores duram, em média, 12 anos.
Entre os obstáculos apontados para a manutenção de uma poupança estão a falta de dinheiro no final do mês (42%), a instabilidade econômica (25%) e o fato de nunca terem pensado sobre o assunto (24%).
Pensar sobre o assunto é um bom primeiro passo. Entre os que elaboram um planejamento financeiro, 42% disseram que passaram a poupar mais para a aposentadoria, possuindo uma reserva financeira quatro vezes maior do que quem não planeja.
Com base nas conclusões-chave da pesquisa mundial, o relatório termina apresentando algumas medidas que podem contribuir para o bem-estar financeiro no futuro.
1 – Esteja atualizado sobre suas necessidades na aposentadoria – A expectativa de vida no Brasil tem crescido rapidamente e junto com ela, os gastos com saúde.
2 – Coloque suas prioridades de poupança em ordem – Alterar essas prioridades pode levá-lo a um futuro mais próspero.
3 – Esteja ciente de como certos eventos podem afetar a poupança para a aposentadoria – Problemas de saúde, acidentes ou outras situações inesperadas podem afetar sua poupança.
4 – Planeje para o futuro – O planejamento financeiro ajuda a fornecer uma visão mais clara de sua situação econômica presente e futura.
5 – Use assessoria profissional para melhorar a posição de sua poupança – Aqueles que contratam os serviços de um profissional conseguem alcançar um melhor nível financeiro na aposentadoria.