Fonte: Dicom
Ministro Moreira Franco participa de lançamento do mais novo Conselho Empresarial da Associação Comercial do Rio.
A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) pretende transformar o Rio na capital dos Seguros e Resseguros da América Latina. O primeiro passo para essa missão será instalar, dia 14 de março, durante Almoço do Empresário com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, o mais novo Conselho Empresarial da instituição, o de Seguros e Resseguros, sob a presidência do diretor-gerente da Bradesco Seguros, Marco Antônio Gonçalves.
De acordo com Gonçalves, a capital carioca preenche os requisitos necessários para o desenvolvimento pleno dessa atividade econômica, podendo ser credenciada com esse título em médio prazo. Últimos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que no ano passado o mercado de seguros registrou, de janeiro a julho, uma receita de R$ 71,6 bilhões, alta de 23,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda segundo o órgão, a participação do mercado brasileiro de seguros em 2012 foi de 3,5% do PIB, número que pode chegar a 7% em 2015.
“Temos infraestrutura e profissionais capacitados para atenderem a demanda de mão de obra exigida pelo mercado. Outro ponto favorável e atrativo é que aqui estão localizadas as sedes das maiores entidades representativas das seguradoras, resseguradores e corretoras, como a Susep, que normatiza e fiscaliza a atividade no país, além das grandes seguradoras e resseguradores que estabeleceram aqui suas matrizes”.
Gonçalves revela também que o conselho vai trabalhar em prol do crescimento da atividade no país funcionando como encaminhador de temas para entidades representativas do setor. Para ele, o conselho deve congregar novas ideias e sugestões para enriquecer debates sobre temas que possibilitem o crescimento e a maior representatividade deste segmento no PIB nacional.
“O Conselho será um fórum de debates abrangentes e sempre voltados para atendimento das necessidades e demandas dos consumidores de serviços de Seguros e Resseguros. Também teremos a funcionalidade de ente encaminhador de temas para o aprofundamento de estudos nas entidades de representação institucional das seguradoras, resseguradores, corretores e consumidores”, concluiu.
Ministro Moreira Franco
O lançamento do conselho acontece durante o primeiro Almoço do Empresário de 2013, um dos eventos empresariais mais tradicionais da cidade. O evento terá palestra do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, com o tema Classe Média, e reunirá personalidades da política e da economia, empresários, executivos, representantes do terceiro setor, acadêmicos, formadores de opinião e jornalistas.
“Nos últimos dez anos, 40 milhões de brasileiros entraram na classe média. Para garantir que esse enorme avanço social seja permanente, é preciso dar a esses cidadãos oportunidades para o seu contínuo progresso”, defende Moreira Franco, acrescentando que “oportunidades envolvem riscos” e que, por isso, os seguros têm um papel crucial.
“É preciso criar condições e incentivos para que o mercado de seguros – antes restrito à classe alta – possa adaptar seus produtos de forma a atender às necessidades da classe média. Expandir esse mercado significa eliminar riscos desnecessários e, assim, tornar a classe média mais apta para aproveitar as oportunidades que um país em crescimento oferece”, alerta.
A ACRJ
A Associação Comercial do Rio de Janeiro, ao longo de sua história, consolidou-se como relevante fórum de debates de ideias e projetos de âmbito nacional, sempre buscando a interação entre a sociedade, a iniciativa privada e os Governos Federal, Estadual e Municipal