Uniseg SegurosUniseg SegurosUniseg SegurosUniseg Seguros
  • Home
  • Produtos e Serviços
  • Sobre Nós
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Cotação Online

Governo quer assinar contrato do trem-bala até fevereiro de 2014

14 de junho de 2013admin

O governo não alterou o cronograma de concessão do trem de alta velocidade, previsto para ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. De acordo com o sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), divulgado nesta segunda-feira, o prazo de entrega de propostas permanece em 13 de agosto, com a realização do leilão em 19 de setembro.

A previsão do governo é de que a concessionária esteja devidamente contratada até 27 de fevereiro de 2014. O trem-bala, com seus 511 km de trilhos, já teve seu leilão adiado em três ocasiões. O governo estima que o projeto tem custo de R$ 33,2 bilhões, mas o mercado calcula que o preço chega aos R$ 50 bilhões.

Nas últimas semanas, empresários e governantes de diversos países tiveram contato com o governo, na expectativa de compreender o modelo de negócios proposto pelo governo. Espanha, França e Japão estão entre os principais interessados.

Neste ano, o governo vai contratar o consórcio que fornecerá a tecnologia do trem, além da montagem da superestrutura, operação e manutenção do sistema. Para o ano que vem, está prevista a contratação da infraestrutura do projeto, com a concessão do direito de exploração comercial das estações.

Ferrovia Norte-Sul

Apesar do atraso crônico que toma conta das obras da ferrovia Norte-Sul, empreendimento que está sob responsabilidade da estatal Valec, o governo pretende entregar a conclusão do trecho de 681 km da ferrovia entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP) até junho de 2014.

O cronograma, que consta do balanço do PAC 2, depende da aquisição de trilhos pela Valec. A estatal quer relicitar a compra do insumo, por conta de problemas verificados pelo Tribunal de Contas da União em duas licitações feitas no início do ano. A conclusão da Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) está prevista para o fim deste ano.

A ferrovia, porém, tem graves problemas técnicos em obras já realizadas, o que pode comprometer sua efetiva operação. A Valec está realizando uma auditoria em cada trecho para verificar os problemas. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em execução na Bahia, tem previsão de ser concluída até dezembro de 2014, entre Ilhéus e Caetité, em seu traçado de 1.022 km.

Fonte: Valor Econômico

Tags: 2014, ferrovia, governo, norte-sul, trem bala, valec
Postagem Anterior Suposta irregularidade no programa Minha Casa, Minha Vida é tema de debate Próxima Postagem Número de consorciados da Porto Seguro cresce no primeiro trimestre

Artigos relacionados

Governo muda edital de licitação do Maracanã após queixas do Rio-2016

11 de abril de 2013admin

SP e os desafios da mobilidade até 2014

11 de abril de 2013admin

Seguro de Riscos de Engenharia reduz tempo e custo de obras

14 de novembro de 2013admin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2016. Todos os direitos reservados
Rua do Rosário, 1842 - CEP: 13400-186 - (19) 3433.3470
Posting....