Com as férias escolares, muitas famílias aproveitam para viajar pelo país. Dados da Seguradora Líder DPVAT, que administra o Seguro DPVAT, apontam que em julho de 2012 foram registrados 27.539 acidentes de trânsito com vítimas (sendo 3.602 fatais), um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Algumas simples medidas, no entanto, podem evitar que eles ocorram ou amenizar a gravidade de um acidente.
Cinto de Segurança no banco traseiro
Mesmo obrigatório, muitos brasileiros ainda não têm o hábito de utilizar o cinto de segurança no banco traseiro nas ruas das cidades ou quando vão viajar. De acordo com Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, o equipamento de proteção pode salvar a vida dos próprios passageiros, mas também do motorista, em caso de acidentes. Um passageiro, de aproximadamente 60 quilos, que não estiver usando o cinto de segurança no banco traseiro durante uma colisão a 60 km/h será arremessado para a frente e para o alto com um peso estimado em 1 tonelada. Muitas vezes, tal impacto é letal para o passageiro e também para quem estiver no banco da frente, mesmo que este esteja usando o cinto.
Descansos periódicos
O motorista deve parar para descansar a cada trecho de duas horas de viagem, bem como fazer alimentação leve. Estes são dois pontos que, se não observados, podem dar sonolência oferecendo um risco equivalente ao de um motorista embriagado.
Fonte: Segs|Rafael Maia