Das obras que preparam a capital paulista para a Copa do Mundo, ainda falta finalizar 5 intervenções viárias e 2 monotrilhos: o da Linha 15-Prata e da Linha 17-Ouro.
No dia 12 de junho de 2014, a cidade de São Paulo receberá a partida inaugural da Copa do Mundo de 2014 e, além da conclusão da Arena Corinthians e ampliação do aeroporto de Guarulhos, o grande desafio é a entrega de obras viárias no entorno do estádio.
No entorno do estádio há, atualmente, cinco obras viárias, em andamento desde agosto de 2012. De acordo com o governo, 20% das intervenções estão concluídas. Entre elas um novo acesso ao estádio pela Radial Leste. Até maio do ano que vem, a região terá uma nova alça de ligação no cruzamento da Av. Jacu Pêssego com a Radial e duas avenidas.
No momento, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), executa trabalhos de terraplanagem e drenagem, além de escavações e cravações de perfis metálicos. A estatal também realiza o remanejamento de rede elétrica.
Monotrilhos
Mas as obras de mobilidade urbana que despertam maior expectativa são os monotrilhos elevados. Até o Mundial de 2014, São Paulo terá dois trechos do monotrilho entregues pelo governo estadual. Segundo a a companhia do Metrô de São Paulo, o da Linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes), o trajeto entre a Vila Prudente e o bairro do Oratório – com 2,9 km de via – será concluído até o final de 2013. A extensão total é de 24,5 km, com 17 estações e dois pátios de estacionamento e manutenção de trens. O sistema atenderá 500 mil usuários por dia até o final de 2016.
Já a Linha 17- Ouro, projeto que fazia parte da Matriz de Responsabilidades e foi retirado, terá 7,7 km de extensão até meados de 2014. O trecho ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Fonte: Mobilize Brasil