O estudo World Insurance Report 2013, elaborado pela consultoria Capgemini e divulgado recentemente, traz um perfil das relações de consumo no mercado de seguros nacional, apontando que a experiência do cliente brasileiro se manteve no nível de 63,9%, inferior à média global de 67,5%.
Em comparação, o mesmo índice é de 76,5%% nos Estados Unidos, 74,2% na Austrália e 74,1% no Canadá, enquanto, curiosamente, alguns mercados considerados maduros apresentam níveis abaixo do brasileiro: Suécia (61%), Coréia do Sul (60,9%) e Japão (59,2%).
Além disso, segundo a Capgemini, mais da metade dos clientes de seguros no Brasil (55%) mencionam experiência neutra com suas seguradoras. A experiência positiva tem porcentual de 32%, ao passo que a negativa é de 13%.
Outro aspecto relevante do estudo é a curva de sinistralidade média, que decaiu entre 2008 a 2011, passando de 59,9% para 58,7%. “O índice de sinistros no Brasil é resultado de uma exposição limitada a calamidades naturais, como terremotos e furacões, embora deslizamentos de terra, inundações e tempestades constituam um desafio permanente”, aponta o relatório da Capgemini.
Fonte: CQCS | Pedro Duarte